quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mulheres encarceradas

Confiram mais uma matéria minha publicada na Revista Fórum. Antes, havia escrito sobre mulheres de presos e agora abordo o tema mulheres encarceradas. Mesmo com as dificuldades de encontrar pessoas dispostas a falar, e com a missão quase impossível de entrar em algum presídio para conversar melhor com as mulheres onde elas passam este período de suas vidas, encontrei pessoas que quiseram trocar uma idéia.

Meu muito obrigado à Pastoral Carcerária, que realiza um trabalho maravilhoso com estas mulheres que muitas vezes não têm ninguém para visitá-las, à juiza Dra. Kenarik e a minha parceira Camila (nome fictício), que me contou seus dramas e medos na época em que ficou presa com sua mãe.

Espero que gostem. Deixem suas críticas e comentários.

Clique na imagem abaixo e leia a matéria no site da Revista Fórum.

6 comentários:

  1. Infelizmente essa é a realidade dos presídios brasileiros. O complicado é que só se fala de presos homens. A realidade das mulheres encarceradas pouco se discute.

    Parabéns pela matéria, pela denuncia e pela abordagem.

    Crônica Mendes
    "A Família"

    ResponderExcluir
  2. Nina, tentei comentar pelo site da revista, mas não consegui, então, vamos por aqui mesmo.
    Adorei o texto e a matéria. As fontes e personagens foram bem trabalhados e a reportagem foi redigida com muita coragem. Quando comecei a ler, lembrei das músicas da Dina Di que versam sobre o assunto e quando cheguei no intertítulo "Confidências de uma ex-presidiária" isso ficou evidente.
    No mais, é muito importante aproximar o público que vive do lado de fora da muralha para o público que vive do lado de dentro.
    Gostei bastante, viu ! Parabéns.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Nins,
    Muito bom.
    Vc é o que vc faz, por isso vc ótima.
    Cuide-se. Qualquer hora a gente se vê rs.

    Da compa que sempre te admirou,
    Um grande beijo,
    Jaque ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito se fala das conquistas das mulheres, e quando eu leio uma reportagem com esta, clara e precisa, minha certeza de que muito ainda temos que conquistar só se confirma.
    Belo trabalho.
    Beijin!

    ResponderExcluir
  5. Ah, o cabeçalho da página está lindo.Parabéns ao nosso querido artísta.

    ResponderExcluir
  6. Nina
    Parabéns pela matéria, que além de abordar a real situação, prova que não existe nenhuma ressocialização em nenhum sistema prisional.
    E quando egresso a esse sistema, o que sobra são péssimas experiências de que acabam por transformá-las em pessoas mais fortes, contando com a realidade que vivem.
    O que fazer para mudar a estatística? O que fazer para acabar com a falência familiar, umas das principais causas da criminalidade?
    Informação...fez muito bem!!!!
    Viviane

    ResponderExcluir