quinta-feira, 8 de abril de 2010

Manifestoon

Sempre fico imaginando como seria se os intelectuais conseguissem falar de maneira mais simples para as pessoas... Conversar sobre a urbanização, o capitalismo, a exploração, o socialismo, revolução, mais-valia, crise econômica, etc.

Saber usar as palavras não é para qualquer um. A comunicação não é proferir palavras, mas fazer-se entender. Isso é inerente à qualquer ser humano. E digo isso porque acredito que os escritos de grandes teóricos não devem ficar apenas nas prateleiras das universidades ou em poder de poucos, mas devem extrapolar o impresso, os conceitos. Acredito que um bom exemplo disso seja o vídeo abaixo. Ele foi elaborado pelo cineasta independente Jesse Drew e une trechos de o Manifesto Comunista (Engels e Marx) com pedaços de cartoons da Disney. Aliás, o texto do Manifesto Comunista é muito bom e não é tão teórico como O Capital. O nome já diz: Manifesto.

Para o cineasta, "no desenho animado clássico, a força bruta e a artilharia pesada nunca conseguem derrotar a ironia e o humor, e no fim a justiça sempre vence. Para mim, era natural ligar o meu próprio conceito infantil de subversão com uma versão mais articulada.".

O vídeo, infelizmente, está com uma legenda muito ruim e fica muito ruim ler e ver as imagens, que dão ainda mais sentido às palavras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário