sábado, 23 de janeiro de 2010

A vida na cidade grande

Não há muito tempo, em 2007, foi a primeira vez na história em que a população urbana ultrapassou a população rural. E a maior parte destas pessoas que vivem nas cidades grandes moram nas periferias. São Paulo, Cidade do México, Tokyo, Mumbai, Nova Iorque... São umas das cidades mais populosas do mundo. É bom lembrar também que no chamado primeiro mundo também existem periferias. Periferia é Periferia em qualquer lugar (GOG). As histórias das cidades grandes são muito semelhantes.

Depois de namorar muito um livro de quadrinhos, acabei adquirindo-o numa promoção. Nova York, a vida na cidade grande é um compilado de pequenas esquetes sobre a vida na grande cidade. Will Eisner, o autor, construiu uma série de vinhetas em torno de nove grandes temas, que, no seu ponto de vista, são o retrato de uma grande cidade... qualquer cidade. Segundo ele, "vistas de longe, as grandes cidades são um acúmulo de grandes edifícios, grandes populações e grandes áreas. Para mim, isto não é o real. O real é a cidade tal como ela é vista por seus habitantes. O verdadeiro retrato está nas frestas do chão e em torno dos menores pedaços da arquitetura, onde se faz a vida no dia a dia".

Deixo aqui duas destas vinhetas do grande tema PAREDES. Eu escaneei, mas não ficaram tão boas. Ao longo da minha leitura vou deixando outras por aqui...

PAREDES
Será que existe uma cidade sem paredes para abrigar a sua alma, ou abafar seus gritos e coreografar a dança da vida? Se as paredes existem para proteger e excluir, elas também não contém e aprisionam? Serviriam elas, então, para amar ou odiar? Afinal, as paredes não são feitas pela natureza...


Um comentário:

  1. A vida não é fácil, não na cidade grande tampouco em qualquer outro lugar. Quem me dera viver sem muros sem cercas. Quem me dera viver ao invés de sobreviver. A cidade somos nós, no vai e vem pelas ruas, como carros num tráfego exaustivo, somos nós a transitar sem se cumprimentar, todos apresados pra que? Pra onde vão ou pra onde vamos?

    ResponderExcluir