terça-feira, 23 de junho de 2009

Matar velhinhas?

Demorei pra caramba para tomar a iniciativa de começar um blog. Sempre achei que não teria assunto, que nem teria tempo para escrever as coisas, mas agora vai. Vai Brasil!

Então, decidi que iria ter este espaço para sugerir. Pois é. Filmes, música, álbuns, viagens, lugares, idéias, enfim. Coisas boas que gostei e indico.

Teria mil idéias para sugerir agora, mas como outro dia passei um bom tempo ouvindo este som, indico este filme. Estranho? Indico o filme e a trilha sonora: Matadores de Velhinhas. Conheço muita gente que não gostou do filme, mas eu A-DO-RO. Os que não gostaram esperavam a tradicional comédia. E o importante é desprender-se de qualquer padrão. O movimento e a velocidade do filme são bem diferentes do que estamos mais habituados. Todo ele causa muito estranhamento. E lidar com isso não é para qualquer um.

O filme, já antigo, de 2004, é produzido e dirigido pelos irmãos Coen, que já têm uma boa lista de filmes em meus favoritos. Mas se você não gosta de nenhum dos filmes deles, nem arrisque.

Com um toque especial dos contos de Edgar Allan Poe, o filme tem o humor sutil, sarcástico, mórbido. Allan Poe, o mestre dos mistérios, uma vez declarou que sua ressaca durava quatro dias. Na verdade, tinha sérios problemas com álcool, e ninguém sabe ao certo o porquê de sua morte. Mas esta é outra história. O personagem de Tom Hanks é fanático pelos contos de Poe, e vive recitando pomposamente alguns versos do autor.

Mas é a improbabilidade do causo que chama a atenção no filme. O absurdo dos fatos, os personagens quase que caricaturais... Genial! E a trilha sonora.... Melhor ainda! Para quem gosta de música black é perfeito. Mas não traduza música black para cantoras e cantores desta nova safra. São músicas gospel. Mas neste caso, não vou falar muito. Ouça aqui uma faixa da trilha sonora original e tire suas conclusões. E AQUI a outra versão, especialmente retirada do filme. Ainda tem boas versões do Nappy Roots, que desta vez, perderam para as originais.

Bem, não vou me alongar muito. O que era uma, virou três indicações. O filme, a trilha e um autor, Edgar Allan Poe.
Ah! E antes de arriscar, assista ao trailer.

Um comentário:

  1. Tua escrita leva a convicção de tua fala. Lindo ler vc.
    Desejo que esse seja o primeiro passo de uma longa jornada totalmente livre para expressar opiniões. Um espaço para se divertir, orientar, acreditar que tudo pode ser escrito dia após dia, de forma mágica e real.
    Obrigado por nos abrilhantar com suas indicações e esse seu jeito tão impactante de escrever. Quando leio posso ouvir você lendo pra mim. Gostei e indicarei teu blog.

    Nina Fideles, bem vinda a comunicação popular da internet.

    Amo vc.

    Crônica Mendes

    ResponderExcluir